segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quando  as pessoas entram em pânico. Deus Provê
1º Samuel 15:1-19

Ao meditar sobre  Saul, me surpreendo mais uma vez como Deus trata com os seus escolhidos.
Ele nos dá oportunidades, nos eleva as alturas, mas nos dá o livre abitro para escolhermos aquilo que é certo ou errado.
Imagina a vida de Saul.
Deus o escolheu em meio a uma crise.
O Reino de Israel está cansado de um governo Teocrático. Chegaram então ao profeta Samuel e pediram-lhe um Rei.
Saul era o rei que Israel merecia naqueles dias. Uma nação rebelde que não queria ser condizida pela suprema vontade de Deus, e que preferia uma Monarquia extremista, orgulhosa e centralizadora.
Deus a todo momento soube que Saul não seria um bom rei, mas mesmo assim  o escolheu para ensinar o povo a depender de sua soberana vontade. Ja ouvi pregações que enaltecem o belo jovem Saul.  Imponente e orgulhoso, foi buscar as jumentas e encontrou um reino. Da unção como rei até os primeiros deslizes foram poucos dias. Em 1º Samuel 14:24 Saul fez um voto e subjulgou o povo a fazer um jejum, mas ele mesmo comeu o mel oferecido por Jonathas. Deus deu a vitória, porque aceitou o sacrificio do povo.
Eu particularmente tiro a seguinte conclusão: Deus é eterno e tem compromisso com a sua palavra. Ele usa quem ele quer. Assim como usou Saul para aquele momento também usa QUEM ELE QUER. Muitas vezes perguntamos porque Deus usa Fulano, ou usa Sicrano.
Saul nunca arrependeu-se sinceramente do seu pecado. Saul se preocupava com seu ego, com sua imagem e mesmo depois de Deus ter usado o profeta Samuel para dar uma oportunidade, Saul não soube aproveitar e permaneceu com o mesmo coração até o dia em se suicidou-se. Triste fim teve Saul.
O que Samuel não compreendia, é que Deus é unisciente e unipresente e tinha em mente todo o plano de estruturação do Reino de Israel.
Deus nunca fica perdido sem saber como agir em nossas situações, ele sabe muito bem o que é melhor para nós. Ele agiu com Saul na hora certa e ele teve a chance de se arrepender. Quando um homem ou uma mulher fracassa, nada falha em relação a Deus.
Deus sabe exetamente o que vai fazer e não ha nada que possa impedir o seus planos.

Em Cristo,

Samuel

Nenhum comentário: