sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Revolução dos Anonimos

A REVOLUÇÃO DOS ANÔNIMOS



"Então disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual fará tinir ambos os ouvidos a todo o que a ouvir" (1Samuel 3:11).
Essa coisa nova iria assombrar e surpreender todos que dela ouvissem. Mas o que era isto? Era o julgamento de Deus sobre o velho, corrupto e apóstata sistema religioso - e o treinamento, o levantamento e a unção de um novo remanescente santo! 

Agora saiba: o que Deus fez nos dias de Samuel, Ele faz em todas as gerações. Toda a vez que a igreja organizada pratica apostasia, fica condescendente e se torna fria, Deus levanta uma outra. Verdadeiramente, em toda geração houve um remanescente - um povo de oração, segundo o Seu próprio coração.
Eli e seus dois filhos, Hofni e Finéias, representam a igreja agonizante e corrupta que se esqueceu dos caminhos do Senhor. A Bíblia nos diz, "Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor" (1 Samuel 2:12).
Estes jovens debochavam das coisas sagradas de Deus. Cometiam adultério bem às portas do Tabernáculo de Deus! Quando mulheres iam ate lá para servir ao Senhor, os filhos de Eli as pegavam e seduziam. Eram homens que não tinham temor a Deus - simplesmente cumpriam a rotina dos sacrifícios. 

 Eli e seus filhos também representam o sacerdócio morto, frio e formal que se acostumou ao pecado. Da mesma forma que Eli, muitos hoje se acovardam quando se trata de dar nome ao pecado. Eles simplesmente cumprem as formalidades do ministério, tendo forma de piedade, mas sem poder. É porque se acomodaram em seus cargos! Perderam o toque de Deus e não mais ouvem Sua voz, porque fecham os olhos para o mal!
Deus disse: "Porque já lhe disse (a Eli) que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu" (I Samuel 3:13).
Porque Eli se recusou a julgar e a corrigir o mal, Deus retirou sua autoridade espiritual. E é isto exatamente o que está acontecendo hoje na igreja de Jesus Cristo!    


O medo de que “se” falar,  metade da igreja vá embora". Todos os homens naquele círculo agiam leve com o seu povo - com medo de ofendê-los!
Posso honestamente dizer que não conheço dez ministros de cabelos brancos com coragem de clamar contra o pecado. A maioria dos velhos guerreiros do Senhor ou estão espiritualmente mortos ou estão morrendo - estacionados à frente da TV, sendo sugados de todo poder porque suas mentes foram afrontadas pelo espírito deste mundo. São Elis esgotados - embalando a si mesmos no esquecimento, engordando e prósperos - com medo de lidar com o pecado.

                             
                                                        Deus Estava Farto da Geração de Eli!   

Senhor enviou um profeta, de nome não mencionado, para avisar Eli: "Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa" (I Samuel 2:31). Em outras palavras Deus estava dizendo,"Estou abandonando esta casa - estou retirando a Minha presença. Eu te tornarei incapaz, e julgarei teus maus pastores. Vou entregar este velho sistema para o inimigo!".  "E tu verás um inimigo em minha casa...."(v. 32).

A igreja de Eli e a igreja de Siló -- é um exemplo disto. Com severidade o Senhor julgou e abandonou essa igreja, e tudo caiu em um dia: "E Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda; e houve mui grande matança, pois caíram de Israel trinta mil homens de infantaria. Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos" (4:10-11).  
 Deus disse, "Basta!". E no espaço de um dia a arca do Senhor foi capturada, simbolizando a remoção de Sua presença. A glória havia partido e Ichabod havia nascido e Deus moveu-se rapidamente em julgamento contra o ministério! Quando ouviu as noticias sobre a arca ter sido capturada, "Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado " (4:18).
Este é um retrato vivo do que está acontecendo em nosso país hoje
em dia. O sistema está sob julgamento - seus ministros estão caindo à direita e à esquerda; seus lideres estão espiritualmente mortos, porque  a  glória do Senhor partiu.

 
Em todas as gerações Deus avisa as igrejas frias e corruptas:  Vejam o que Eu fiz a Hofni e Finéias! Vejam o que aconteceu quando retirei Minha presença. Minha glória partirá de todo lugar em que houver pecado no arraial!". Entretanto, enquanto a igreja de Eli estava sob julgamento, o Senhor estava ocupado levantando um remanescente! Samuel representa este remanescente santo - um corpo de crentes preparados que é levantado das ruínas da igreja velha e decadente.

Samuel tornou-se um grande homem. Uma Voz profética em meio a escuridão daqueles dias. E nestes últimos dias, haverá um remanescente de oração, os quais também serão procurados por pessoas para orarem. As pessoas se apressarão por encontrá-las, gritando, "
Conheço alguém que toca a Deus!".

 Querido santo, Deus quer fazer de você esta pessoa! Ele deseja que você seja capaz de tocá-Lo e de ouvi-Lo. Ele deseja lhe dar um ministério para pessoas que irão até você com suas cargas e tribulações. E ao orar por eles, Sua Palavra virá!
E assim é nos dias de hoje! Um ministério como o de Eli, morto espiritualmente e cheio de concessões, que perdeu todo discernimento, toda autoridade, todo toque de Deus. O que a igreja necessita hoje é de homens e mulheres que se levantem em autoridade espiritual porque a palavra que pregam é sustentada por uma vida integra! Tantos pregadores hoje não podem se levantar diante do povo e dizer, "Assim diz o Senhor!" por não estarem em sintonia com a voz de Deus!  

Ouvir de Deus requer mais do que apenas hora silenciosa. Requer mais do que simplesmente dizer, "Fala, Senhor, pois teu servo ouve!". Não, não existe uma fórmula para se ouvir Deus não existem dez passos a serem seguidos. Veja, antes que possa ouvir Deus, Ele precisa estar falando com você!
Eli poderia ter ficado meses sozinho, fechado com Deus, clamando, "Senhor, fale comigo!". Mas ele não tinha nenhuma chance de ouvir a voz de Deus porque Deus não estava falando com ele. Deus queria falar com Samuel. Ele fala apenas com aqueles que prepararam seus corações para ouvir!
Esqueça a possibilidade de algum pastor iníquo algum dia conseguir ouvir a voz de Deus. Esqueça a possibilidade de alguma igreja ter a possibilidade de vir a conhecer a voz de Deus - se continuar no adultério, divórcio promíscuo, fornicando e se entregando à exagerada paixão por prazeres.  A única coisa que Deus falará a elas serão sentenças de uma única palavra: "Arrependa-se! Volte! Chore!". 

 Samuel não tinha profundo conhecimento teológico de Deus quando o Senhor falou com ele pela primeira vez. Mas tinha um coração terno, puro, e consagrado que estava aberto ao Senhor. Por isto, o que você acha que foi a primeira coisa que Deus ensinou a Samuel depois de falar com ele? "Não suportarei o pecado em Minha casa! Não fecharei os olhos ao pecado não julgado em Meus servos".
Agora mesmo existe um povo santo que foi treinado para conhecer a voz de Deus. E quem você acha que terá as respostas? Será você, o cristão comum que tem estado fechado com Deus! Você estará cheio de calma e de paz enquanto tudo estiver desmoronando, porque Deus está consigo, e você estará ouvindo dos céus. Ele os avisou a todos de que isto iria acontecer e prometeu proteger você!
Mas Deus terá Seu santo remanescente pronto, um grupo de pessoas decididas, seguras, inabaláveis! Como Samuel,
suas palavras não cairão ao chão!

Ele os julgou - expôs o pecado no acampamento! Um reavivamento de arrependimento genuíno seguiu-se à poderosa repreensão de Samuel.

Deus está nos dizendo que a Sua Turma de Samuel trará grandes livramentos através do poder de intercessão:
Acredito que nestes últimos dias, Deus vai usar o Seu santo remanescente para mover multidões, reavivar pastores e despertar igrejas. Este exército fará os corações das pessoas retornarem para Deus levando-as ao arrependimento - através do poder da oração e da piedosa repreensão do pecado.



Quando falo de um santo remanescente em treinamento, não me refiro a um exército de pastores, evangelistas e missionários. Estou falando de santos comuns - que amam a Jesus, os quais serão eles mesmos sinais e maravilhas para o mundo, cheios de paz e calma. Deus não deseja um exército profissional treinado por métodos humanos. Ele deseja homens e mulheres treinados em oração pelo Espírito Santo! Ele procura crentes que estejam trancados com Ele, preparando seus corações perante Ele, aprendendo a ouvir Sua voz.

Isto descreve você? Sua vida é agora um testemunho para um mundo amedrontado e abalado? Apelo a você - fique sozinho com Deus, e deixe-O começar a falar consigo. Peça que Ele revele o pecado em sua vida. Abandone tudo aquilo de que o Espírito Santo lhe convencer. E torne-se disponível a Ele entregando-se à oração. Então você fará parte da próxima geração dos  remanescente dos últimos dias.    Aleluia!



O Sustentáculo da igreja esta nos joelhos anônimos.

                                   Pra. Cléo Kosugui

Nenhum comentário: